Carta nº 1 – Abraça-me apenas

Porque aquilo que eu preciso neste momento é do teu abraço. Abraça-me apenas.
Porque aquilo que eu preciso neste momento é do teu abraço. Abraça-me apenas.
«um dos propósitos do escritor é criar essa provocação perante “a miséria moral e a imbecilidade quotidiana dos mandantes do dia”»
Nesta abordagem plena de humanismo, onde a crítica não opõe os bons e os maus, mas antes explora a profunda ambivalência desta questão tão premente, é impossível ficar indiferente, seja à prosa incomparável do autor, seja à urgência de encontrar soluções que resgatem a nossa humanidade.
Uma Paixão Simples é um relato desafectado, sereno e sóbrio que dá conta dos encontros sexuais entre uma mulher matura, de vida resolvida, e um homem cuja única identificação é feita por uma simples inicial.
A grandeza que eles alcançam, o conseguimento estético de que são capazes, são um dos exemplos de que a arte por vezes dá da possibilidade de prosseguir lado a lado com a ruína.
JLB está, no fundo, mais ou menos preso a um modelo a que não pode completamente fugir. Tem de pincelar a vida e esboçar a obra de um autor. (…) E, no entanto, JLB consegue evitar, quase sempre, a linearidade e a sensaboria.
A história é forte e fatídica, de um sofrimento e desespero que lhe conferem uma beleza peculiar.
Adjectivar a poesia de Cláudia R. Sampaio é tentador e relativamente facilitado pela intensidade das suas palavras e do espírito desafiador que imprime à cadência dos seus versos. Mas levantar a crosta que cobre as feridas sublimadas pela sua arte é o busílis deste Já não me deito em pose de morrer e o convite …
Uma das primeiras coisas que se deveriam notar, quando se lê este Beethoven – Vida e Personalidade, é que ele retoma uma edição originalmente publicada nos anos 40 do século passado – motivo pelo qual não há que estranhar práticas ortográficas como o aportuguesamento de nomes próprios. Esta opção, há muito abandonada entre nós, motiva …
Como lhe sucedia com frequência, é o próprio Jorge de Sena quem melhor explica o seu projecto de artista e pensador dos fenómenos literários – aspectos inseparáveis, neste autor. O Físico Prodigioso é, então, nas suas palavras, um «conto, ou, mais exactamente, novela», que consiste no «desenvolvimento muito ampliado e, se quiserem, muito deturpado de …