home LP, MÚSICA Maro – Capitólio, 6/7/2018

Maro – Capitólio, 6/7/2018

Foi na sexta-feira, dia 6 de julho, que o Capitólio encheu para ouvir Maro.
Numa atitude despretensiosa, entre uma timidez natural e a segurança de quem sabe o que faz, Mariana Secca apareceu-nos como um exemplo de natural coolness que contagia.
Afinal, não há stress da semana que não desapareça, não há angústias que não se dissipem, quando a sua voz quente, firme e completa enche a sala, como um gigante.
É exata a “exotic smokiness of her voice” que lhe atribuíram.
As sonoridades são evocativas de múltiplos cenários: aqui e ali um toque de fado triste, uma morna noite cabo-verdiana; por vezes, a sensação de um fim-de-tarde de jazz num club nova iorquino ou a alegria de um sambinha brasileiro. Bom.
O concerto seguiu a lógica de uma vida, espalhada pelo seu álbum tripartido – Maro (Vo. I, II e III), e começou com o tema “Deixa”, como que a pedir-nos que nos abandonássemos à sua música e ali ficássemos o resto da noite: “fecha bem os olhos e tenta desligar/põe a mão no peito/sente o respirar.”
No palco, a irmã, Matilde Secca, na voz, Cami, na bateria, Manel Rocha, na guitarra elétrica e Mário Franco, no baixo elétrico, acompanharam magnificamente este que será, certamente, apenas o primeiro de muitos concertos que teremos o privilégio de ouvir.
O dueto com Carolina Deslandes apareceu com a naturalidade de quem chama um amigo para cantar, e esse amigo vem, feliz e entusiasmado por assistir aos primeiros passos de uma caminhada musical que se antevê de enorme sucesso.
Tudo em Maro sabe a verdade, porque corajosamente humilde. E porque claramente alicerçado num Dom e numa formação de excelência, bem aproveitada e bem vivida.
Ouvi-la conforta, mas desinstala, porque também nos faz “querer melhorar.”
Sair do seu concerto é ter saudades de a ouvir no minuto seguinte, com uma certeza: Maro/Mariana Secca não é cantora. É Música.

Texto escrito por Joana Aroso

Foto: © Tomás Almeida

Mais textos sobre Música AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *