home INTRO(missão) Há historiadores e há histéricos do sistema

Há historiadores e há histéricos do sistema

Aproveito o título do ensaio do historiador Simon Sebag Montefiore que encabeça a Courrier Internacional de Dezembro do ano passado: “A narrativa da descolonização é perigosa e falsa”. É certo e sabido que a produção intelectual ocidental é cúmplice dos seus interesses económicos internacionais, tal como alguma imprensa.

As críticas mais radicais produzidas pelo ocidente dão a ilusão de um abalo na soberania do mesmo, mas são mera camuflagem. A intelectualidade contemporânea tem o dever de revelar o discurso da pessoa marginalizada e oprimida, sem ignorar sistematicamente o seu envolvimento na História. Qual é o problema? O eurocentrismo e a “verdade” da narrativa da Europa.

Não basta lançar debates, é preciso lutar pela prossecução da conversa. Se o mapa geopolítico mundial é fruto do colonialismo, não adianta enaltecer, por exemplo, a Europa do Norte, esquecendo que esta foi colonizadora. Ignorar a realidade é manter a renovação do imperialismo. Há historiadores e há histéricos do sistema.

A História mainstream serve e sempre serviu os interesses económicos das pessoas favorecidas. Já a História paralela é a outra voz. Quando uma relação romântica termina, existem sempre vários lados da história. Pensemos em qual queremos estar, nos tempos que se avizinham. Não passarão.

Mais textos de Rafaela Jacinto AQUI

Rafaela Jacinto é artista, ativista e queer desobediente do teatro e da escrita. “A música está na minha cabeça” é o seu terceiro livro, depois de “Regime” (2020) e “Fiz uma coisa má” (2021), ambos editados pela Douda Correria. Nasceu em 1994, licenciou-se em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2016) e é especialista em História e Cultura das Religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019). Estudou ainda Cinema Documental e trabalhou na última década com os realizadores Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *