INTRO(dução)

A Revista Intro tem por áreas fundamentais de interesse a Literatura, a Música e o Teatro. Não somos elitistas, porém os conteúdos são seleccionados de acordo com o nosso gosto e a sua pertinência.

Às novidades nestas áreas, juntamos artigos de fôlego sobre obras e personalidades de referência, juntamente com matérias que julguemos relevantes em determinado momento ou contexto e textos originais.

A ideia-base desta publicação é facilitar a navegação entre as milhares de notícias culturais diárias, optando pelo que naturalmente se destaque. Em suma, e sem qualquer falso pretensiosismo, uma curadoria da actualidade nas três áreas que privilegiamos.

O respeito pela diversidade, pela liberdade de expressão e pela nossa língua-mãe são os nossos princípios editoriais fundamentais.

Nos nossos artigos não se aplica o (des)acordo ortográfico, pela desvirtuação da língua portuguesa que preconiza e pela ausência de qualquer sentido nas alterações que dele constam.

As imagens de apresentação dos artigos serão sempre a preto e branco, uma fuga ao ruído e sobredosagem de cor do quotidiano, para que a atenção se foque nos textos e nas associações de ideias que deles (esperamos nós) possam advir.

Aqui deixamos um breve resumo dos conteúdos disponíveis na nossa revista cultural.

As secções LP e 45 Rotações referem-se ao mundo da Música. LP tem por objecto artigos de maior profundidade e extensão, incluindo reflexões, reportagens, crítica e crónicas. 45 Rotações contem textos curtos, notas interessantes e notícias de consulta rápida acerca da actualidade desta área cultural.

No que concerne à Literatura, a ideia das secções Antologia e Folhetim é similar, com a primeira a incluir artigos mais longos e desenvolvidos (como por exemplo: recensões, críticas, ensaios, entrevistas ou reportagens) e a segunda com informações breves e apontamentos sobre o universo dos livros (novidades editoriais, prémios literários, eventos…).

O Teatro estará representado na rubrica Didascálias (a definição AQUI), onde discorremos sobre esta nobre Arte, os seus intervenientes, os textos, as interpretações. Os artigos mais sintéticos constam da categoria Ponto.

Na secção INTRO(specção) serão publicados textos originais, escritos por autores com as mais diversas formações, cujo traço comum é possuírem uma escrita de qualidade que os distinga dos demais.

Todos os conteúdos são da autoria da equipa editorial, salvo excepções devidamente assinaladas e creditadas.