Entrevista: Filipa Fonseca Silva
Neste momento, a escrita é a (…) atividade a que dedico mais tempo. O tempo que me é possível, precisamente porque sou mãe de duas crianças.
Neste momento, a escrita é a (…) atividade a que dedico mais tempo. O tempo que me é possível, precisamente porque sou mãe de duas crianças.
A reedição de O caderno proibido em Portugal pela Alfaguara traz ao público nacional o prazer da descoberta de uma grande autora e da luta pela liberdade de toda uma geração.
Manuel Abrantes conta-nos a grande história das vidas pequenas.
Cada livro de Max Porter é um convite à descoberta das possibilidades do romance, na companhia de personagens marcantes e de uma perspectiva poética de temáticas como a masculinidade, o luto, a primazia da Natureza sobre o Homem ou os desafios da infância e da juventude. Servindo-se da mitologia e da alusão, constrói um ambiente …
Lições de Grego é um poema em prosa da sul-coreana Han Kang, cujo leitmotif é o encontro entre um professor de grego, cego, e uma aluna sua que abandona a fala depois de um trauma profundo. Tal como o O Homem Sem Qualidades ou a Metamorfose me fazem invejar os alemães nativos, ou os suecos …
Em Teoria das Catástrofes Elementares, fiquei com a sensação de que algumas histórias ficaram por contar, alguma coisa ficou em mim por acontecer.
Acredito que este tipo de escrita é de facto literária, e não é só para se saber mais sobre uma temática. Serve para nos entendermos, para nos comovermos, e envolve uma construção de linguagem que para mim é muito importante.
A convite da Porto Editora, o editor da Revista Intro Paulo Ribeiro da Silva entrevistou via email o escritor e argumentista Jean-Baptiste Andrea, autor do livro Velar Por Ela que lhe valeu o prestigiado Prix Goncourt 2023.
À boleia deste feliz inventário de esboços, talvez o leitor também, num bom dia, se entregue ao luxo de preencher a folha (ou ecrã) em branco.
Rami, a anti-heroína, afinal vence porque aprendeu a aceitar-se como rainha das derrotas, mulher africana.