Não é um rio – Selva Almada (D. Quixote, 2025)

Ninguém sai incólume desta ilha. Nem deste livro.
Ninguém sai incólume desta ilha. Nem deste livro.
Fleur Jaeggy nasceu em 1940, em Zurique. Nos anos 60, conheceu escritores como Ingeborg Bachmann, Thomas Bernhard, Italo Calvino ou Joseph Brodsky. Em 1968, casou-se com o escritor e editor Roberto Calasso, fundador da Adelphi. Tem oito livros publicados, que lhe garantiram um lugar único no meio literário. Viagem no Proleterka é o segundo livro …
A prosa segue solta, leve, com humor.
Neste momento, a escrita é a (…) atividade a que dedico mais tempo. O tempo que me é possível, precisamente porque sou mãe de duas crianças.
A reedição de O caderno proibido em Portugal pela Alfaguara traz ao público nacional o prazer da descoberta de uma grande autora e da luta pela liberdade de toda uma geração.
Manuel Abrantes conta-nos a grande história das vidas pequenas.
Cada livro de Max Porter é um convite à descoberta das possibilidades do romance, na companhia de personagens marcantes e de uma perspectiva poética de temáticas como a masculinidade, o luto, a primazia da Natureza sobre o Homem ou os desafios da infância e da juventude. Servindo-se da mitologia e da alusão, constrói um ambiente …
Lições de Grego é um poema em prosa da sul-coreana Han Kang, cujo leitmotif é o encontro entre um professor de grego, cego, e uma aluna sua que abandona a fala depois de um trauma profundo. Tal como o O Homem Sem Qualidades ou a Metamorfose me fazem invejar os alemães nativos, ou os suecos …
Em Teoria das Catástrofes Elementares, fiquei com a sensação de que algumas histórias ficaram por contar, alguma coisa ficou em mim por acontecer.
Acredito que este tipo de escrita é de facto literária, e não é só para se saber mais sobre uma temática. Serve para nos entendermos, para nos comovermos, e envolve uma construção de linguagem que para mim é muito importante.