Maria Teresa Horta vê editado pela primeira vez na D. Quixote Ema, o seu segundo romance que, em 1984, venceu o Prémio Ficção da Revista Mulheres. A história é dura e tensa, no ambiente claustrofóbico de uma casa, onde os espectros de várias gerações de Emas ainda habitam: uma avó morta pelo avô, uma mãe que enlouquece e é internada num hospício. A última Ema, herdeira desse ódio alimentado pela violência, quebra a submissão e assassina o marido. É esse olhar, ainda apaixonado, que aqui encontramos. Nas livrarias a 31 de Janeiro.
Entre o livro de viagem, autobiografia e romance, Crónica de Uma Travessia de Luis Cardoso, fala-nos de um lugar remoto e desconhecido, perdido na Ásia, ainda com pistas da cultura europeia com que contactou, e da pesada herança de dor e perda deixada pela invasão indonésia de 1975. Um livro de grande interesse para o viajante que todos trazemos connosco, a lançar a 24 de Janeiro.
A 24 de Janeiro, Em Viagem pela Europa de Leste traz-nos um Gabriel García Márquez pouco conhecido: o jornalista rigoroso, fiel aos factos e ao trabalho aturado de investigação. Com a sua escrita tão peculiar, carregada de carisma e sempre com uma boa história para contar, o colombiano leva-nos numa viagem que realizou na década de 1950 pelos países socialistas (Alemanha Oriental, Checoslováquia, Polónia, Hungria e União Soviética.), tentando captar uma imagem mais fiel do comunismo.
Já disponível nas livrarias está Silêncio, de Shusako Endo, livro que nos relata a epopeia de um missionário português, numa longa viagem que passa por Goa, Macau e, finalmente, Nagasáqui e Edo, no fim da qual se vê obrigado a renunciar à sua Fé para salvar um grupo de fiéis da tortura até à morte pelo governo japonês. O livro serviu de base ao regresso de Martin Scorcese ao grande ecrã, num filme que se anuncia de grande beleza e com um elenco que incluíu Andrew Garfield e Liam Neeson.