Qui a tué mon père (TNSJ, 7/1/2021)

“Acabará sempre tudo por ser esquecido?” Enquanto existir Arte, a resposta é um categórico não.
“Acabará sempre tudo por ser esquecido?” Enquanto existir Arte, a resposta é um categórico não.
Sábado, pela manhã, fomos ao Teatro Nacional Dª Maria II ver Fake e demos o tempo por muito bem empregue. Não é demais referir o rigor no cumprimento das regras sanitárias exigíveis e são sempre garantidos momentos de viagem, descoberta e abstracção de que, mais do que nunca, estamos precisados. Somos provocadoramente saudados com um …
É uma obra que podia com facilidade ficar-se pela intenção e de caminho limitar-se a semear questões. Mas Drama é um espectáculo imperdível para os que se prestam a questionar o papel da Arte.
“Manuel Tur e o elenco conseguem um número de funambulismo bem sucedido, mantendo a intensidade e qualidade de desempenhos a par com uma aura de alegria e humor, sem resvalar na banalidade.”
Gostava de estar viva para vê-los sofrer! está em cena até dia 14 no Teatro do Bairro, em Lisboa, e é da autoria de Max Aub, novelista, poeta e crítico, de naturalidade francesa e pais alemães, de nacionalidade espanhola e, posteriormente, por exílio e por opção, mexicana. A heterogeneidade da sua própria definição e a …
Fomos, uma vez mais, ao Teatro Nacional D. Maria II, desta feita para assistir à peça Última Hora e confirmámos o rigoroso cumprimento das regras de segurança a que este período conturbado nos obriga. Uma nota de satisfação por encontrarmos uma sala cheia, o que bem demonstra que o teatro continua vivo no coração dos …
AS DAMAS DA NOITE, UMA FARSA DE ELMANO SANCHO, em palco na sala estúdio do Teatro Nacional Dona Maria II, é uma deliciosa incursão pelo mundo do transformismo e das drag queens. O espectador é recebido por uma figura híbrida, uma mulher de barba que, enquanto põe música e a anima com gestos femininos e …
Dizia um qualquer cronista da nossa praça que Portugal não é conhecido por ter uma grande tradição dramatúrgica. Estava errado, é certo; foi um dos que se dedicou a atear um incêndio que não chegou a lavrar. Mas este espectáculo esclarece de forma contundente quaisquer cépticos a esse respeito e esse incêndio começou em Guimarães …
Recordo em particular e não por acaso: ESTAMOS AQUI PARA TE IMPEDIR! Ide e gritai. Os irrepreensíveis atores esperam ouvir o vosso insulto. Mas é cá fora que ele terá efeito.
A peça culmina com um feitiço sacrificial, uma imagem bela que merecia ser explorada de forma mais tangível.