Reza assim o manual de leitura da peça Fado Alexandrino, homónima do clássico publicado em 1983 de António Lobo Antunes: “Disse em tempos que o livro ideal seria aquele em que todas as páginas fossem espelhos: reflectem-me a mim e ao leitor, até nenhum de nós saber qual dos dois somos. Tento que cada um …
Pedimos ajuda a colaboradores e convidados para nos darem a sua visão de 2023, através dos seus favoritos. A lista é ecléctica e com boas surpresas. Bom ano e consumam cultura. Ela salva.
Um excelente desbloqueador de conversa, fruto de aturada pesquisa e inteligente organização de tempos e espaços de uma equipa unida e motivada a dar o seu melhor
“O drama é sermos incapazes de assistir ao pôr do Sol quietos e em silêncio, queremos mais…”
A actriz-mulher comanda. Não há tempo para ficções imaginadas, isto são histórias de gente com rosto.
Quando o público entra ouve-se o som de uma cidade a ser destruída. Em palco, vários destroços vão caindo com impacto nas tábuas. Este som faz-se ouvir até as portas do teatro se fecharem e a luz da plateia se apagar. Silêncio. Passados uns minutos, o suficiente até o público se inquietar, as luzes do …
Então propus-lhe porque não todos os meses escrever uma cena de uma peça, e ao final de não sei quantos meses, porque não sei quantas cenas terá e no final conseguirmos ter uma peça, uma peça completa.
Para nos ajudar e alargar perspectivas, convidamos mulheres que admiramos e cujo trabalho se destaca pela sua qualidade a mostrar-nos o que as surpreendeu no ano morto.
Os clássicos são sempre um chamariz para o amante do Teatro, talvez na tentativa de perceber porque tão pouco mudou na forma como se contam histórias e se constroem personagens, mas também como se estrutura uma peça de teatro. Este Para Que Os Ventos Se Levantem, o drama de Orestes, apesar de neste caso (sub) …
Noites como esta são como um bom spa: regeneram, purificam, relaxam, mas também ajudam a recuperar a esperança no futuro de uma Arte que insiste em manter-se num compartimento distanciado das outras