Skip to content
Monday, 12th May 2025
  • Contacto
  • Home
    • Privacidade
  • INTRO(dução)
  • INTRO(missão)
  • INTRO(specção)
  • LITERATURA
  • MÚSICA
  • TEATRO
  • MÚSICA
    • LP
    • 45 rotações
  • LITERATURA
    • Antologia
    • Folhetim
  • TEATRO
    • Didascálias
    • Ponto
  • CINEMA
  • INTRO(dução)
    • Privacidade

Categoria: Didascálias

Nora Helmer – Teatro Aberto, 18/04/2025

By Júlio Magro   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 20/04/202522/04/2025
Crítica da peça Nora Helmer, apresentada no Teatro Aberto em Lisboa, na récita do passado dia 18 de Abril de 2025 | INTRO

Embora o espectáculo “Nora Helmer” tenha mais tempo de cinema do que de teatro, é um espectáculo importante do ponto de vista temático, afinado com as crises sociais actuais.

Festa de Aniversário – Teatro do Bairro, 21/03/25

By Júlio Magro   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 23/03/202522/04/2025
Crítica/reportagem da récita de 21 de Março de 2025 da peça Festa de Aniversário, de Harold Pinter, no Teatro do Bairro em Lisboa | INTRO

O elenco de actores é bastante sólido, a representação é coesa e competente, contrabalançando bem os registos cómico e subtextual do diálogo pinteresco…

Entrevista: Sara Carinhas

By Paulo Ribeiro da Silva   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 16/03/202517/04/2025
Entrevista a Sara Carinhas, a propósito da reposição do espectáculo "Última Memória" na Casa das Artes de Famalicão | INTRO

Eu não gosto de espetáculos sem luz. E então, a minha proposta era pelo amor.

Quem tem medo de Virginia Woolf? -TNSJ, 8/2/2025

By Maria Santos Leite   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 10/02/202517/04/2025
Crónica sobre a récita de 8/2/2025 da peça "Quem tem medo de Virginia Woolf?" de Edward Albee no TNSJ | INTRO

Verdade e ilusão. “Alguém sabe qual é a diferença, eh, meus amores?”

Entrevista: Marco Martins

By Paulo Ribeiro da Silva   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 27/01/202531/01/2025
Entrevista com o encenador, realizador e argumentista Marco Martins, a propósito de "A Colónia", a sua peça mais recente | INTRO

Durante o processo criativo, há momentos de revelação que mudam por completo a tua forma de olhar para o sítio de partida.

Homens Hediondos – TCA, 7/12/2024

By Paulo Ribeiro da Silva   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 08/12/202417/03/2025
Crítica que às vezes vira crónica sobre a peça Homens Hediondos, reposta no Teatro Carlos Alberto, a 7 de Dezembro de 2024 | INTRO

“Construir em cena um super-homem hediondo que ninguém consiga inteiramente detestar, que nenhum espectador consiga inteiramente compreender, mas que todos os presentes reconheçam ou revejam nele a sua história: foi esse o nosso desafio.”

Fado Alexandrino – TNSJ, 5/4/2024

By Paulo Ribeiro da Silva   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 10/04/202402/10/2024
Crítica do espectáculo teatral Fado Alexandrino, na sua estreia a 5 de Abril de 2024 no Teatro Nacional São João | INTRO

Reza assim o manual de leitura da peça Fado Alexandrino, homónima do clássico publicado em 1983 de António Lobo Antunes: “Disse em tempos que o livro ideal seria aquele em que todas as páginas fossem espelhos: reflectem-me a mim e ao leitor, até nenhum de nós saber qual dos dois somos. Tento que cada um …

Guião para um país possível – Antevisão

By Paulo Ribeiro da Silva   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 06/12/202327/12/2023
Uma reportagem sobre a estrutura Cassandra e o seu mais recente espectáculo "Guião para um país possível", com encenação de Sara Barros Leitão | INTRO

Um excelente desbloqueador de conversa, fruto de aturada pesquisa e inteligente organização de tempos e espaços de uma equipa unida e motivada a dar o seu melhor

O Homem sem Cor (Cena 2)

By Tiago Lima   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 10/07/202322/07/2023
Segunda cena da peça O Homem Sem Cor, inédito de que Tiago Lima se propõe apresentar uma cena periodicamente na Revista Intro | INTRO

“O drama é sermos incapazes de assistir ao pôr do Sol quietos e em silêncio, queremos mais…”

Última Memória – Teatro São Luiz, 1/4/2023

By Francisco Mouta Rubio   Posted in Didascálias TEATRO
Posted on 04/04/202306/04/2025
Crónica acerca da peça Última Memória, protagonizada e criada por Sara Carinhas, apresentada no Teatro São Luiz a 1 de Abril de 2023 | INTRO

A actriz-mulher comanda. Não há tempo para ficções imaginadas, isto são histórias de gente com rosto.

  • 1
  • 2
  • 3
  • ›
  • »
Theme by WPFig