A personagem central é o reverendo T. Lawrence Shannon (Nuno Lopes, que sozinho faz valer cada cêntimo do bilhete), “padre-despadrado-feito-guia-turístico” de senhoras evangélicas, caído em desgraça pela sua irreprimivel tendência para o sexo oposto, de preferência na adolescência e incapaz de se libertar do fardo da culpa e frustração por destruir uma carreira para que sempre achara ter vocação.
Jean Genet teve a clarividência e o dom de espelhar em toda a sua obra o homem que foi, algo particularmente penoso se atendermos à sua biografia.
Fosse serve-se da simplicidade e do minimalismo para oxigenar a representação, reservando ao público a liberdade de se encontrar ou perder, criar a sua verdade nos interstícios e na ambiguidade do texto e dos gestos, algo raro e precioso numa era em que os manuais de instruções para a vida e até para a morte se banalizaram.
Henrik Ibsen (1828-1906) escreveu Um Inimigo do Povo em 1882 mas, para quem testemunhou a representação no Rivoli, a actualidade do texto do norueguês foi certamente bem mais evidente que muita da ficção dita pós ou pós-pós moderna que se lê e vê por aí. Incómodo na sociedade do seu tempo, pela capacidade natural de …
Breu total. Em duas telas negras, transcrições das vozes de crianças que supomos sírias ecoando no teatro, como espectros, durante longos instantes de tempo paralisado, anestesiante. Falam de saudade de uma vida digna, de um bife, dos tios e dos pais, de ir à escola. A nú, a total impotência, de quem ouve e quem fala, …
No passado dia 22, encontramos um Teatro Carlos Alberto (TeCA) repleto de miúdos ansiosos por assistir a Fã, uma reinterpretação de “O Fantasma da Ópera” (sem todo o peso do formalismo dos musicais datados) e de outros espectros da literatura mundial, com um argumento simples e certeiro de Regina Guimarães e música original dos Clã, …
O Teatro Municipal do Porto (TMP) apresentou o seu programa para os primeiros meses do ano. Pelos dois palcos principais da cidade – o Teatro Rivoli e o Teatro do Campo Alegre – passará uma gama diversa de espectáculos, que inclui inevitavelmente o teatro, mas também a música, o cinema, a dança, workshops, performances e literatura. Já no próximo …
O Teatro Nacional S. João (TNSJ) apresentou o seu programa para o primeiro trimestre e as novidades são excelentes. A abrir 2017, entre 5 e 29 de Janeiro, os Clã e Regina Guimarães estreiam no Teatro Carlos Alberto (TCA) o seu novo espectáculo Fã, em que, aproveitando ideias do célebre musical “O Fantasma da Ópera” de …
A companhia portuense Circolando distingue-se, desde a sua criação em 1999, pelo cariz do trabalho que sempre apresentou, apostando na fluidez de formatos e registos cénicos, com resultados consistentemente emotivos e fascinantes, mesmo quando desafiam o espectador, colocado perante a surpresa, o absurdo e a abstracção. Desde que vimos Casa Abrigo, no ano já longínquo de 2008, …
“Como em todas as grandes obras de arte, o trabalho primordial cabe ao seu destinatário: o espectador. É deste que se espera, senão a empatia, pelo menos a curiosidade e a formulação de dúvidas legítimas, perante verdades tidas por absolutas e propaladas como óbvias, mesmo quando a factualidade envolvente indica a sua negação categórica.”