A Noite da Iguana – TNSJ 18/02/2017

A personagem central é o reverendo T. Lawrence Shannon (Nuno Lopes, que sozinho faz valer cada cêntimo do bilhete), “padre-despadrado-feito-guia-turístico” de senhoras evangélicas, caído em desgraça pela sua irreprimivel tendência para o sexo oposto, de preferência na adolescência e incapaz de se libertar do fardo da culpa e frustração por destruir uma carreira para que sempre achara ter vocação.

Um Inimigo do Povo – Rivoli, 27/01/2017

Henrik Ibsen (1828-1906) escreveu Um Inimigo do Povo em 1882 mas, para quem testemunhou a representação no Rivoli, a actualidade do texto do norueguês foi certamente bem mais evidente que muita da ficção dita pós ou pós-pós moderna que se lê e vê por aí. Incómodo na sociedade do seu tempo, pela capacidade natural de …

FÃ – TeCA 22/01/2017

No passado dia 22, encontramos um Teatro Carlos Alberto (TeCA) repleto de miúdos ansiosos por assistir a Fã, uma reinterpretação de “O Fantasma da Ópera” (sem todo o peso do formalismo dos musicais datados) e de outros espectros da literatura mundial, com um argumento simples e certeiro de Regina Guimarães e música original dos Clã, …

Teatro Municipal do Porto apresentou nova programação

O Teatro Municipal do Porto (TMP) apresentou o seu programa para os primeiros meses do ano. Pelos dois palcos principais da cidade – o Teatro Rivoli e o Teatro do Campo Alegre – passará uma gama diversa de espectáculos, que inclui inevitavelmente o teatro, mas também a música, o cinema, a dança, workshops, performances e literatura. Já no próximo …

TNSJ apresentou programa do 1º trimestre

O Teatro Nacional S. João (TNSJ) apresentou o seu programa para o primeiro trimestre e as novidades são excelentes. A abrir 2017, entre 5 e 29 de Janeiro, os Clã e Regina Guimarães estreiam no Teatro Carlos Alberto (TCA) o seu novo espectáculo Fã, em que, aproveitando ideias do célebre musical “O Fantasma da Ópera” de …

Climas – TNSJ 18/12/2016

A companhia portuense Circolando distingue-se, desde a sua criação em 1999, pelo cariz do trabalho que sempre apresentou, apostando na fluidez de formatos e registos cénicos, com resultados consistentemente emotivos e fascinantes, mesmo quando desafiam o espectador, colocado perante a surpresa, o absurdo e a abstracção. Desde que vimos Casa Abrigo, no ano já longínquo de 2008, …

Os Últimos Dias da Humanidade – TNSJ, 4 a 6/11/2016

“Como em todas as grandes obras de arte, o trabalho primordial cabe ao seu destinatário: o espectador. É deste que se espera, senão a empatia, pelo menos a curiosidade e a formulação de dúvidas legítimas, perante verdades tidas por absolutas e propaladas como óbvias, mesmo quando a factualidade envolvente indica a sua negação categórica.”