home Folhetim, LITERATURA Barry Jenkins vai realizar série baseada em The Underground Railroad

Barry Jenkins vai realizar série baseada em The Underground Railroad

Lembram-se dos Óscares deste ano? A seca de sempre, mas desta feita com o extra da trapalhada final, com o melhor filme do ano a ser mesmo premiado.

Moonlight ganhou, contra quase todas as expectativas, quebrando tabus e especulações no processo.

Terrell Alvin McCraney, o dramaturgo da peça na base do filme, teve o reconhecimento merecido, com uma cátedra recente em Yale, inúmeros prémios e a sua voz reforçada numa sociedade cada vez mais estilhaçada pelo preconceito.

Para Barry Jenkins, o realizador de Moonlight, o criador da obra-prima, o chamamento da televisão, cada vez mais o topo em termos de criatividade e meios nos EUA, não tardou.

A Amazon convidou-o a realizar uma limited series (ou seja, uma série mais curta do que o habitual, com episódios de uma hora) partindo do fantástico The Underground Railroad de Colson Whitehead, vencedor do National Book Award em 2016 e parte das listas de nomeados de quase todos os prémios literários dos últimos tempos.

A história concretiza a metáfora da “underground railroad”, uma rede de caminhos, esconderijos e casas seguras, por onde milhares de escravos conseguiram fugir, principalmente para o Canada. No livro, existe uma verdadeira rede subterrânea de carris, por onde Cora e Caesar conseguem escapar da plantação da Georgia onde estavam cativos.

The Underground Railroad, ainda sem tradução em Portugal, será editado pela Alfaguara em Outubro.

A série chegará provavelmente em 2018.

Mais artigos sobre Literatura AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *