Airbnb & Nuvens (Teatro Carlos Alberto, 26/11/2020)
“Manuel Tur e o elenco conseguem um número de funambulismo bem sucedido, mantendo a intensidade e qualidade de desempenhos a par com uma aura de alegria e humor, sem resvalar na banalidade.”
“Manuel Tur e o elenco conseguem um número de funambulismo bem sucedido, mantendo a intensidade e qualidade de desempenhos a par com uma aura de alegria e humor, sem resvalar na banalidade.”
Gostava de estar viva para vê-los sofrer! está em cena até dia 14 no Teatro do Bairro, em Lisboa, e é da autoria de Max Aub, novelista, poeta e crítico, de naturalidade francesa e pais alemães, de nacionalidade espanhola e, posteriormente, por exílio e por opção, mexicana. A heterogeneidade da sua própria definição e a …
Fomos, uma vez mais, ao Teatro Nacional D. Maria II, desta feita para assistir à peça Última Hora e confirmámos o rigoroso cumprimento das regras de segurança a que este período conturbado nos obriga. Uma nota de satisfação por encontrarmos uma sala cheia, o que bem demonstra que o teatro continua vivo no coração dos …
AS DAMAS DA NOITE, UMA FARSA DE ELMANO SANCHO, em palco na sala estúdio do Teatro Nacional Dona Maria II, é uma deliciosa incursão pelo mundo do transformismo e das drag queens. O espectador é recebido por uma figura híbrida, uma mulher de barba que, enquanto põe música e a anima com gestos femininos e …
Dizia um qualquer cronista da nossa praça que Portugal não é conhecido por ter uma grande tradição dramatúrgica. Estava errado, é certo; foi um dos que se dedicou a atear um incêndio que não chegou a lavrar. Mas este espectáculo esclarece de forma contundente quaisquer cépticos a esse respeito e esse incêndio começou em Guimarães …
Recordo em particular e não por acaso: ESTAMOS AQUI PARA TE IMPEDIR! Ide e gritai. Os irrepreensíveis atores esperam ouvir o vosso insulto. Mas é cá fora que ele terá efeito.
A peça culmina com um feitiço sacrificial, uma imagem bela que merecia ser explorada de forma mais tangível.
À Isabél Zuaa, à Cleo Tavares e à Nádia Yracema o meu muito obrigado por nos convocarem para este encontro, por nos proporem esta aliança e por nos convidarem para um outro futuro. Esperemos, desta vez, estar à altura da vossa generosidade.
Castro de António Ferreira é apontado como um dos textos seminais da cultura portuguesa. Não obstante a distância temporal que dele nos separa, a importância que o mito de Pedro e Inês ainda assume nas nossas vivências culturais (e porque não?, quando tantas são as obras que dele derivam) talvez esteja na origem da decisão …
Experiência arriscada e a espaços compensadora, esta em que o teatro se estilhaça em monólogos e diálogos curtos, com a dissolução do todo dramático tradicional, substituída pela evocação das virtudes e possibilidades de um espectáculo por cumprir.